No Observatório e Planetário as atividades estão canceladas por tempo indeterminado.



Observações no Observatório acontece de quinta feira e Sábado das 19h00min às 22h00min, não é preciso agendar basta avisar na portaria que estará indo ao Observatório lá estaremos aguardando sua visita para conhecer algumas de nossas Pérolas Celestes. No momento temos Júpter, Marte , Leão, Virgem e logo escorpião, constelação esta típica do inverno junto com Saturno e seus maravilhosos anéis


Segunda feira – Manutenção

Terça feira, Quarta feira, Quinta feira e Sexta feira –

Agendamentos: escolas, entidades e grupos.

Agendar na Central da cidade da criança com a Leila:

Fone 39029333.

Conheça nossas sessões de cúpula:

PROGRAMA : Céu 3º Milênio

Público : crianças acima de seis anos, Adultos e Adolescentes.

Duração: 45 min.

Sinopse:

Apresentação da Astronomia (ciência do céu), e sua importância para a humanidade. A curiosidade do homem diante de alguns fenômenos celestes e a busca de novos conhecimentos e explicações. Simulações do céu atual das grandes cidades, com o céu de 3 mil anos atrás, são realizadas comparações entre as diferenças causadas no decorrer dos anos (como a poluição, etc) que dificultam a observação do céu ao olho nu.

Simulação dos movimentos do sol, lua e das estrelas em apenas alguns segundos. Mostra todas as principais constelações, e em especial as constelações zodiacais.

Relata a lenda da Constelação da Ursa maior.

Simulação de uma viagem intergaláctica, conhecendo algumas particularidades do Planeta Marte, alguns detalhes do Planeta Júpiter, chegando na Estrela Vega relatando que esta será a Estrela do Hemisfério Morte daqui a 12 mil anos.

Faz uma breve explanação sobre o Buraco Negro, a morte de uma Estrela e o nascimento vida e morte do Sol.

PROGRAMA: Tainakan (Estrela da Manhã)

Público : Infantil

Duração: 42 min.

Sinopse:

História de um indiozinho com o nome Tainakan que sai para caçar um Caititu (porco do mato), quando percebe que está muito longe da sua tribo, e já estava anoitecendo.

Diante dos perigos da mata á noite, Tainakan resolve retornar para sua tribo na manhã seguinte. Tainakan se acomoda em um galho da árvore mais alta da mata, diante da escuridão sente muito medo, mas ao avistar a lua sua Deusa Jaci, envolta com os brilhos das estrelas que clareavam a noite escura na mata, Tainakan sente se seguro e resolve conversar com sua Deusa Jaci.

Durante o enredo da historia a lua explica para o indiozinho todo o funcionamento do sistema solar.

A linguagem é de fácil entendimento para as crianças, as imagens são coloridas e de fácil compreensão, aborda a linguagem indígena, mas é explicada no decorrer da historia o significado de cada linguagem.

PROGRAMA: Voyager (O mensageiro das Estrelas)

Público : crianças acima de seis anos, Adultos e Adolescentes.

Duração: 43 min.

Sinopse:

A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do nosso Sistema Solar. Consistiu em duas missões: Voyager 1 e Voyager 2, ambas lançadas em 1977 pela NASA. Seu lançamento foi feito de modo a aproveitar uma chance única: todos os planetas gasosos estariam de tal forma dispostos que, uma nave viajando rumo aos confins do Sistema Solar poderia cruzar com todos os quatro planetas sem ter que alterar sua trajetória. As sondas Voyager transmitem de forma ininterrupta sinais para a Terra a mais de 30 anos e nos enviaram fotos de 4 Planetas, 48 Luas, a Atmosfera Solar e o Meio Interestelar, das quais veremos algumas delas.

Uma delas já saiu fora do Sistema Solar a outra ainda não, ambas as naves mandam informações por ondas de rádio e acredita que suas baterias as manterão funcionando e mandando informações até 2020.

Relata sobre o nascimento do Universo, formação das Galáxias Estrelas. Localização e nascimento do Sol nas Galáxias. Conhecendo o interior da Galáxia, a importância da Estrela, seu nascimento e morte.

Explicação sobre o Sistema Solar, explicação sobre a Evolução da Terra, a Evolução do Homem, a relação entre a arte e a Ciência que são manifestações exclusivamente humanas fora do alcance de qualquer outro animal.

O significado da constelação zodiacal e a influencia que causavam nas plantações, nos meses do ano, etc.

Os estudos dos astros tiveram naturalmente um grande impulso, com a invenção do telescópio no século XVII.

Com o avanço da Tecnologia foi possível enviar sondas ao espaço revelando grandes segredos e novas descobertas. Galileu Galilei foi o primeiro a observar o Planeta Júpiter e constatou que o sol não é o centro do Universo.

Explicação o sobre as luas do Planeta Jupiter;

Explicação sobre o Planeta Saturno e seus anéis e suas Luas;

Explicação sobre os demais Planetas do Sistema Solar.

O principal objetivo que a sonda Voyager, foi lançado ao espaço , foi tentar encontrar outras formas de vida , e mostrar como é a vida no Planeta Terra, (costumes, Hábitos e forma em que o ser humano vive). Um dos melhores programas que temos aqui, a maioria que assistem ficam maravilhados.



PROGRAMA NORDON E SHALISSA - UM ENCONTRO CÓSMICO

Indicada para crianças (4ª e 5ª série fundamental)

Duração: 40 min.

Sinopse:

Shalissa e Beto partem para uma viagem espacial a bordo da nave Planetário. Vivem então diversas aventuras ao lado de Nordon, um ser extraterrestre procedente do planeta Tatenlós, que os ajudam a voltar para a Terra. Nessa viagem, eles conhecem os planetas do Sistema Solar, aprendem a se guiar pelas estrelas e a cuidarem do nosso planeta.

Tópicos: os planetas do Sistema Solar, movimentos da Terra (rotação e translação), as estações do ano, constelações, preservação do meio ambiente.




PROGRAMA: MARTE(LANÇAMENTO)

Público : Alunos da 5º serie em diante.

Duração: 50 min.


Sinopse:

Relata a semelhança que Marte tem com a Terra, alguns questionamentos se há vida ou não lá, a sua cor avermelhada e por causa disto atrai tanto a nossa atenção.

As considerações de como ele era identificado no passado.

A curiosidade do homem em compreender os mistérios do céu, observando o céu por milhares de anos.

Uma ideia dos movimentos dos planetas identificando como astros errantes no meio das estrelas.

Sobre os planetas do nosso sistema solar, geocentrismo e o heliocentrismo.

As sondas que foram lançadas e a ideia da terraformação que é provocar um aquecimento global para elevar a temperatura a uns 70 graus fazendo água fluir novamente.

A linguagem é um pouco complexa por isso é mais direcionada a alunos da 5º série em diante.

O ANIVERSÁRIO DO PINGO

Indicado: 1° a 5ª séries

Duração: 27 min

Pingo é um garotinho muito esperto que está completando 10 anos. Seu avô, que é astrônomo, não pôde comparecer à festinha, então lhe enviou um presente diferente: um par de partículas subatômicas, que o Pingo logo apelidou de Tontão e Lelé. Essas partículas têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas, e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.


Tópicos: Translação, partículas, constelações, evolução estelar, buracos negros, Big Bang.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Entrevista com Jim Bell na Gazeta do Povo


Jim Bell esteve no XVII Encontro da ABP em Foz do Iguaçu e lá deu uma entrevista para a Gazeta do Povo.
Na entrevista ele fala sobre as evidências de vida em Marte e sobre as dificuldades de controlar um rover à distância e como seria a vida no planeta.
Quais são os principais objetivos da exploração de Marte?
Bem, posso resumir que Marte é um planeta que está muito próximo da Terra e é muito parecido com ela: tem uma atmosfera rarefeita, vulcões, leitos de rios e calotas polares. Fundamentalmente, estamos estudando Marte para entender a nós mesmos. Temos grandes perguntas [“De onde viemos? Como a vida chegou aqui? Como nosso planeta se formou e mudou através dos tempos?”] e pensamos especialmente sobre a vida em nosso planeta. Não podemos voltar à história antiga da Terra porque nosso planeta é muito dinâmico e é muito difícil estudar os primórdios do nosso planeta. Marte não tem toda essa atividade. É um planeta muito menos ativo e, portanto, a história antiga do sistema solar ainda está preservada lá. Isso está orientando todo o trabalho da Nasa e dos europeus, russos, chineses, japoneses, brasileiros e outros que estão fazendo estudos sobre Marte atualmente.
Como os rovers exploram Marte?
Os rovers são, fundamentalmente, apenas máquinas. Eles não exploram. As pessoas é que exploram. Os rovers são ferramentas. Gostamos de pensar neles como se estivessem vivos, com personalidades, cérebros, mas eles não são muito espertos. São apenas máquinas. Há uma equipe de pessoas aqui na Terra que os construiu e que envia comandos a eles todos os dias: “Ande 10 metros para frente. Pare. Tire 12 fotos. Pare. Faça medidas químicas. Pare. Ande 10 metros para frente”. Esperamos que eles façam todas as coisas da lista e, no final do dia, eles enviam as informações por rádio de volta para a Terra. Nós pegamos todas as informações e processamos as imagens, olhamos os dados para decidir o que fazer no dia seguinte. É um estranho ciclo diário para se comunicar com eles. É muito longe e leva de 5 a 10 minutos para os sinais de rádio chegarem lá, em cada percurso. Às vezes, alguns dos instrumentos têm problemas ou tudo para e temos de passar um, dois ou três dias consertando. É muito mais lento do que se estivéssemos lá, mas custaria centenas de vezes mais recursos para mandar alguém lá. O maior obstáculo para mandar pessoas é o dinheiro, não a tecnologia.
Quantos rovers há hoje?
Há dois rovers que ainda estão funcionando. São quatro no total. Houve sete missões na superfície de Marte desde 1976.
Quais são os principais resultados referentes às missões mais recentes?
Provavelmente, o resultado principal é que nós supúnhamos que houve água na superfície de Marte. Os rovers encontraram a evidência efetiva na química, nos minerais e na geologia de que, sim, havia água na forma líquida lá, na superfície, há muito tempo. Estava correndo na superfície e era um meio ambiente mais quente do que é hoje. O planeta era muito diferente. Era mais parecido com a Terra e os dados dos rovers nos ajudaram a descobrir isso. É realmente empolgante.
Há evidências mostrando que Marte chegou a ser habitado?
O primeiro passo para descobrir se houve – ou se há – alguma vida lá é fazer a pergunta: “Era habitável?”. Os rovers responderam a pergunta: sim, era habitável pelo menos nesses lugares onde pousamos. Não sabemos sobre o planeta inteiro. Nesses lugares específicos existiu água, calor, talvez moléculas orgânicas. Isto é o que o Curiosity está tentando descobrir. Esses são os ingredientes que você precisa para a vida, como a conhecemos. Não vimos nada vivo em Marte. Não sabemos se há algo vivo em Marte. O meio ambiente de Marte é muito hostil na superfície. Parece com um deserto, mas você morreria instantaneamente lá por vários motivos. É muito, muito frio (79°C negativos), quase nenhuma pressão na atmosfera, não há oxigênio. Então, a vida como conhecemos, animal ou vegetal, simplesmente não pode existir lá.
Como seria a vida lá?
A maioria das buscas por vida procura por micróbios, organismos unicelulares simples ou fragmentos ou fósseis deles. Temos microscópios nos rovers e não vimos nenhum fóssil. É muito difícil encontrar um fóssil até mesmo na Terra, onde houve vida em toda parte. A probabilidade é muito baixa. Em vez de procurar por uma evidência de vida como essa, verificamos a química, os tipos de gases na atmosfera e talvez os tipos de moléculas orgânicas, pedaços que poderiam estar lá se houvesse vida. Nos concentramos no meio ambiente e nos perguntamos se o local poderia ter sido habitável. Não temos ideia do que se passa sob a superfície. Os rovers não conseguem cavar muito fundo. Então, se você descer mais abaixo da superfície, talvez fique quente, talvez ainda haja água, talvez haja vida. Não sabemos. Isso é para o futuro distante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário