No Observatório e Planetário as atividades estão canceladas por tempo indeterminado.



Observações no Observatório acontece de quinta feira e Sábado das 19h00min às 22h00min, não é preciso agendar basta avisar na portaria que estará indo ao Observatório lá estaremos aguardando sua visita para conhecer algumas de nossas Pérolas Celestes. No momento temos Júpter, Marte , Leão, Virgem e logo escorpião, constelação esta típica do inverno junto com Saturno e seus maravilhosos anéis


Segunda feira – Manutenção

Terça feira, Quarta feira, Quinta feira e Sexta feira –

Agendamentos: escolas, entidades e grupos.

Agendar na Central da cidade da criança com a Leila:

Fone 39029333.

Conheça nossas sessões de cúpula:

PROGRAMA : Céu 3º Milênio

Público : crianças acima de seis anos, Adultos e Adolescentes.

Duração: 45 min.

Sinopse:

Apresentação da Astronomia (ciência do céu), e sua importância para a humanidade. A curiosidade do homem diante de alguns fenômenos celestes e a busca de novos conhecimentos e explicações. Simulações do céu atual das grandes cidades, com o céu de 3 mil anos atrás, são realizadas comparações entre as diferenças causadas no decorrer dos anos (como a poluição, etc) que dificultam a observação do céu ao olho nu.

Simulação dos movimentos do sol, lua e das estrelas em apenas alguns segundos. Mostra todas as principais constelações, e em especial as constelações zodiacais.

Relata a lenda da Constelação da Ursa maior.

Simulação de uma viagem intergaláctica, conhecendo algumas particularidades do Planeta Marte, alguns detalhes do Planeta Júpiter, chegando na Estrela Vega relatando que esta será a Estrela do Hemisfério Morte daqui a 12 mil anos.

Faz uma breve explanação sobre o Buraco Negro, a morte de uma Estrela e o nascimento vida e morte do Sol.

PROGRAMA: Tainakan (Estrela da Manhã)

Público : Infantil

Duração: 42 min.

Sinopse:

História de um indiozinho com o nome Tainakan que sai para caçar um Caititu (porco do mato), quando percebe que está muito longe da sua tribo, e já estava anoitecendo.

Diante dos perigos da mata á noite, Tainakan resolve retornar para sua tribo na manhã seguinte. Tainakan se acomoda em um galho da árvore mais alta da mata, diante da escuridão sente muito medo, mas ao avistar a lua sua Deusa Jaci, envolta com os brilhos das estrelas que clareavam a noite escura na mata, Tainakan sente se seguro e resolve conversar com sua Deusa Jaci.

Durante o enredo da historia a lua explica para o indiozinho todo o funcionamento do sistema solar.

A linguagem é de fácil entendimento para as crianças, as imagens são coloridas e de fácil compreensão, aborda a linguagem indígena, mas é explicada no decorrer da historia o significado de cada linguagem.

PROGRAMA: Voyager (O mensageiro das Estrelas)

Público : crianças acima de seis anos, Adultos e Adolescentes.

Duração: 43 min.

Sinopse:

A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do nosso Sistema Solar. Consistiu em duas missões: Voyager 1 e Voyager 2, ambas lançadas em 1977 pela NASA. Seu lançamento foi feito de modo a aproveitar uma chance única: todos os planetas gasosos estariam de tal forma dispostos que, uma nave viajando rumo aos confins do Sistema Solar poderia cruzar com todos os quatro planetas sem ter que alterar sua trajetória. As sondas Voyager transmitem de forma ininterrupta sinais para a Terra a mais de 30 anos e nos enviaram fotos de 4 Planetas, 48 Luas, a Atmosfera Solar e o Meio Interestelar, das quais veremos algumas delas.

Uma delas já saiu fora do Sistema Solar a outra ainda não, ambas as naves mandam informações por ondas de rádio e acredita que suas baterias as manterão funcionando e mandando informações até 2020.

Relata sobre o nascimento do Universo, formação das Galáxias Estrelas. Localização e nascimento do Sol nas Galáxias. Conhecendo o interior da Galáxia, a importância da Estrela, seu nascimento e morte.

Explicação sobre o Sistema Solar, explicação sobre a Evolução da Terra, a Evolução do Homem, a relação entre a arte e a Ciência que são manifestações exclusivamente humanas fora do alcance de qualquer outro animal.

O significado da constelação zodiacal e a influencia que causavam nas plantações, nos meses do ano, etc.

Os estudos dos astros tiveram naturalmente um grande impulso, com a invenção do telescópio no século XVII.

Com o avanço da Tecnologia foi possível enviar sondas ao espaço revelando grandes segredos e novas descobertas. Galileu Galilei foi o primeiro a observar o Planeta Júpiter e constatou que o sol não é o centro do Universo.

Explicação o sobre as luas do Planeta Jupiter;

Explicação sobre o Planeta Saturno e seus anéis e suas Luas;

Explicação sobre os demais Planetas do Sistema Solar.

O principal objetivo que a sonda Voyager, foi lançado ao espaço , foi tentar encontrar outras formas de vida , e mostrar como é a vida no Planeta Terra, (costumes, Hábitos e forma em que o ser humano vive). Um dos melhores programas que temos aqui, a maioria que assistem ficam maravilhados.



PROGRAMA NORDON E SHALISSA - UM ENCONTRO CÓSMICO

Indicada para crianças (4ª e 5ª série fundamental)

Duração: 40 min.

Sinopse:

Shalissa e Beto partem para uma viagem espacial a bordo da nave Planetário. Vivem então diversas aventuras ao lado de Nordon, um ser extraterrestre procedente do planeta Tatenlós, que os ajudam a voltar para a Terra. Nessa viagem, eles conhecem os planetas do Sistema Solar, aprendem a se guiar pelas estrelas e a cuidarem do nosso planeta.

Tópicos: os planetas do Sistema Solar, movimentos da Terra (rotação e translação), as estações do ano, constelações, preservação do meio ambiente.




PROGRAMA: MARTE(LANÇAMENTO)

Público : Alunos da 5º serie em diante.

Duração: 50 min.


Sinopse:

Relata a semelhança que Marte tem com a Terra, alguns questionamentos se há vida ou não lá, a sua cor avermelhada e por causa disto atrai tanto a nossa atenção.

As considerações de como ele era identificado no passado.

A curiosidade do homem em compreender os mistérios do céu, observando o céu por milhares de anos.

Uma ideia dos movimentos dos planetas identificando como astros errantes no meio das estrelas.

Sobre os planetas do nosso sistema solar, geocentrismo e o heliocentrismo.

As sondas que foram lançadas e a ideia da terraformação que é provocar um aquecimento global para elevar a temperatura a uns 70 graus fazendo água fluir novamente.

A linguagem é um pouco complexa por isso é mais direcionada a alunos da 5º série em diante.

O ANIVERSÁRIO DO PINGO

Indicado: 1° a 5ª séries

Duração: 27 min

Pingo é um garotinho muito esperto que está completando 10 anos. Seu avô, que é astrônomo, não pôde comparecer à festinha, então lhe enviou um presente diferente: um par de partículas subatômicas, que o Pingo logo apelidou de Tontão e Lelé. Essas partículas têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas, e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.


Tópicos: Translação, partículas, constelações, evolução estelar, buracos negros, Big Bang.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mudanças no tempo mundial

Espaço
Tempo mundial pode mudar em 2012

Com informações de Rebecca Morelle, da BBC - 30/12/2011
Mudanças no tempo mundial - Segundo bissexto
Uma nova forma de marcar o tempo? Esta armadilha de átomos de estrôncio, parte principal de um relógio atômico, poderá mudar a forma como o mundo mede o tempo.



Segundo bissexto

O tempo, tal como o conhecemos hoje, poderá não ser exatamente o mesmo tempo nos séculos que virão.

Tanto que os cientistas da área estão usando todo o seu tempo durante as festas de fim de ano para discutir uma nova definição da escala de tempo do mundo: o chamado Tempo Universal Coordenado (UTC).

E a principal questão em debate é o segundo bissexto - mais especificamente, a abolição do segundo bissexto.

Tempo tecnológico

Enquanto todo o mundo presta atenção aos anos bissextos, poucos sabem que uma "ajeitada" muito mais frequente no tempo, mas muito mais irregular, é feita constantemente.

Uma mudança que é essencial para manter o bom funcionamento dos sistemas de GPS, das telecomunicações, e até dos arquivos que você transfere pela internet.

O segundo bissexto surgiu no início da atual era tecnológica, em 1972. Ele é adicionado para manter a escala de tempo medida pelos relógios atômicos em fase com a escala de tempo baseada na rotação da Terra.

A razão para isto é que, enquanto os relógios atômicos, que usam as vibrações dos átomos para contar os segundos, são incrivelmente precisos, a Terra não é um cronometrista tão confiável quanto se acreditava - isto graças a uma ligeira oscilação que ela sofre conforme gira sobre seu próprio eixo:

Rotação da Terra é medida diretamente pela primeira vez

"Desde a década de 1920 já se sabe que o movimento da Terra não é tão constante como tínhamos pensado inicialmente," explica Rory McEvoy, curador de "horologia" do observatório de Greenwich, no Reino Unido.

Essa variação natural da Terra significa que as horas medidas pelos relógios atômicos e as horas baseadas na rotação da Terra ficam cada vez mais defasadas conforme o tempo passa.

Assim, a cada poucos anos, antes que essa diferença cresça mais do que 0,9 segundo, um segundo extra - o chamado segundo bissexto - é adicionado ao tempo oficial, para colocar novamente os dois em sincronia.

"O Serviço Internacional de Rotação da Terra monitora a atividade da Terra, e eles decidem quando é apropriado adicionar um segundo bissexto em nossa escala de tempo," explica McEvoy.

Guerra do segundo

Um dos maiores problemas é que, ao contrário dos anos bissextos, os segundos bissextos não são previsíveis. Eles são erráticos, porque as oscilações da Terra - o chamado balanço de Chandler - não é regular.

Mas a tentativa de se livrar do segundo bissexto está causando um racha dentro da comunidade internacional que estuda o tempo, o que deverá ser decidido pelo voto, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações, da União Internacional das Telecomunicações (UIT), em janeiro de 2012, em Genebra.

Uma pesquisa informal feita pela UIT no início deste ano revelou que três países - Reino Unido, China e Canadá - são fortemente contra a alteração do sistema atual.

No entanto, 13 países, incluindo os Estados Unidos, França, Itália e Alemanha, querem uma nova escala de tempo que não tenha segundos bissextos.

Mas, com quase 200 países membros, a grande maioria deles ainda terá que revelar o que realmente pensa sobre o tempo.

O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Paris, é a organização internacional de padronização que é responsável por manter o tempo do mundo.

A organização acredita que o segundo bissexto deve acabar porque esses ajustes estão se tornando cada vez mais problemáticos para sistemas que precisam de uma referência estável e contínua de tempo.

"Ele está afetando as telecomunicações, é problemático para a transferência de dados pela internet (como o Network Time Protocol, ou NTP), bem como dos serviços financeiros," diz o Dr. Arias Felicitas, diretor do BIPM.

"Outra aplicação que está sendo realmente muito, muito afetada pelo segundo bissexto, é a sincronização de tempo nos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS). Os GNSS exigem uma sincronização de tempo perfeita - e segundos bissextos são um incômodo," completa Felicitas.

Tempos divergentes

Mas desacoplar o tempo civil da rotação da Terra também pode ter consequências a longo prazo.

"[Se você eliminar os segundos bissextos] o UTC irá se afastar continuamente do tempo baseado na rotação da Terra, fazendo-os gradualmente divergirem por uma quantidade crescente de tempo. Algo terá que ser feito para corrigir essa divergência cada vez maior," explica Peter Whibberley, cientista do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

Em algumas décadas, isso equivaleria a um minuto de diferença. E, ao longo de centenas de anos, isso significaria uma diferença de uma hora entre o tempo dos relógios atômicos e a escala de tempo baseada na rotação da Terra.

Em 2004, foi proposta a ideia da troca dos segundos bissextos por um salto de uma hora, a ser feita uma vez a cada alguns poucos séculos.

Uma possível solução, se o segundo bissexto for abolido, seria atrelar essa "hora bissexta" às mudanças no horário de verão.

"Os países poderiam simplesmente acomodar a divergência não adiantando os seus relógios na primavera, apenas uma vez a cada poucos séculos, assim você altera o fuso horário em uma hora para trazer de volta tempo civil em conformidade com a rotação da Terra," propõe o Dr. Whibberley.
Site: Inovação Tecnologia 04/01/2012. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mudancas-tempo-mundial-segundo-bissexto&id=010130111230&ebol=sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário